PILARES FUNDAMENTAIS PARA A AGENDA ESG EM 2024

À medida que entramos em 2024, a importância da cibersegurança e da adesão à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para as empresas comprometidas com práticas de Sustentabilidade Ambiental, Social e Governança (ESG) se torna cada vez mais evidente. O foco em conformidade regulatória e proteção contra ameaças digitais transcende a mera obrigação legal, refletindo um compromisso profundo com a responsabilidade corporativa e uma estratégia que compreende a relação intrínseca entre tecnologia, ética e sustentabilidade.

No início deste ano, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) do Brasil anunciou sua intenção de reforçar a fiscalização de infrações à LGPD. Tal movimento é necessário, considerando que o Brasil é atualmente o segundo país mais afetado por crimes cibernéticos na América Latina, com uma taxa de 1.554 tentativas de ataques de malware por minuto. Este cenário destaca a necessidade de investimentos robustos em cibersegurança pelas empresas.

Conforme reportado pelo Fórum Econômico Mundial, o risco representado por ciberataques figura entre os cinco principais fatores capazes de desencadear crises globais significativas. Nesse contexto, a proteção da privacidade dos clientes e o fortalecimento da segurança digital emergem como aspectos críticos para organizações que buscam alinhar-se à agenda ESG, conforme ressaltado por especialistas no campo do Direito Digital e Compliance.

Para alcançar a excelência em ESG, as empresas brasileiras devem superar desafios como a não conformidade e a ausência de uma cultura organizacional voltada à segurança digital, englobando a governança tecnológica e a gestão eficaz de acessos. A adoção de práticas de cibersegurança e o desenvolvimento responsável de tecnologias, como a inteligência artificial, são reconhecidos por suas valiosas contribuições nas dimensões ambiental, social e governamental.

Tais iniciativas vão desde a otimização de processos para a redução do consumo de recursos até a garantia da proteção de dados e a promoção da acessibilidade, demonstrando o papel vital da tecnologia na condução das empresas para um futuro mais sustentável e ético.

A resiliência cibernética exige uma atenção especial à cadeia de fornecedores, frequentemente um ponto de vulnerabilidade. Estudos indicam que incidentes significativos ocorridos nos últimos 12 meses em 41% das empresas foram ocasionados por terceiros, evidenciando a importância de uma abordagem holística na gestão de riscos cibernéticos e na sustentação de práticas sustentáveis ao longo da cadeia de valor.

2024 desafia as empresas brasileiras a enxergar a cibersegurança e a conformidade com a LGPD não só como obrigações legais, mas como fundamentos vitais para a criação de modelos de negócios sustentáveis e éticos. Esse comprometimento não apenas salvaguarda ativos e clientes, mas também reforça a posição de mercado da empresa como líder em responsabilidade corporativa e inovação ética, abrindo portas para melhores condições de crédito no mercado financeiro.

Outras notícias